Como é a cirurgia refrativa?

Como é a cirurgia refrativa?

A cirurgia refrativa é um procedimento extremamente rápido e que pode trazer diversos benefícios para o paciente, como maior independência de óculos e lentes de contato.

Recentemente uma paciente me enviou um direct perguntando como é o procedimento. Tentarei resumir abaixo o procedimento:

No dia da cirurgia, o médico utiliza um colírio anestésico no paciente e prende as pálpebras com um bléfaro, para evitar que o paciente pisque os olhos. Apesar de manter os olhos abertos durante um tempo, o desconforto é mínimo, pois o colírio ajuda na lubrificação ocular.

Então, chega a parte do procedimento. Existem diferentes formas de realizar a cirurgia. A menos utilizada, que é mais invasiva, o oftalmologista utiliza um microcerátomo para realizar o corte da “tampa” do epitélio, que é uma membrana fina que reveste a córnea. Este aparelho é de alta precisão, e o corte é de apenas 9mm.

No entanto, existe outras opções, como o intralase especial, pois este procedimento não utiliza cortes. Outra opção minimamente invasiva é o PRK Transepitelial com a tecnologia Smart Surfece. Através dessa tecnologia não há corte e o laser retira a camada superficial da córnea, ao mesmo tempo que corrige o grau desejado. Nela quase não há nenhum tipo de toque ou instrumento no olho, além de proporcionar uma recuperação mais rápida que o PRK convencional, que necessita uma raspagem da córnea para ser realizada.

O oftalmologista então aplica o laser, que é muito rápido. Apenas alguns segundos são suficientes para realizar a correção dos erros refrativos. A região onde o laser será aplicado, vai depender do tipo de erro refrativo do paciente.

Feito isso, o epitélio será realocado em seu lugar. O epitélio possui uma capacidade de cicatrização incrível, não sendo necessário dar pontos.

Após cessar o efeito do colírio, o paciente já conseguirá observar a melhora na visão.

Eu apenas recomendo aos meus pacientes que evitem praticar esportes e atividades físicas durante um mês, mas atividades que não envolvam riscos de impactos ou muito esforço, podem ser realizadas já no dia seguinte, normalmente.

Se você tiver alguma dúvida sobre o procedimento, entre em contato pelo Whatsapp: (41) 98403-3182

DR MURILO DOMINGUES – CRM: 12.506 – Curitiba PR

Agende agora seu horário:

Telefone: (41) 3345-0700

Atendemos diversos convênios – UNIMED, BRADESCO, CASSI, SAÚDE, MEDPREV entre outros.

#oftalmologia #oftalmo #saúdeocular #olhos #visao #ceratocone #miopia #astigmatismo #hipermetropia #presbiopia #cirurgiadecatarata #anelintraocular #lasik #ilasik #lasermiopia #cirurgiarefrativa #aneldeferrara #anelcorneano #anelestromal #crosslinking #lentedecontato #colirio #glaucoma #oculos

Compartilhe:

Leave comment

WhatsApp