exames-2

O exame é feito para fornecer medidas das curvaturas da superfície corneana, sendo muito importante para quem precisa adaptar as lentes de contato e para calcular a lente intraocular da cirurgia de catarata.

O Galilei G4 representa o que há de mais moderno para avaliação da córnea, por meio da tomografia de Scheimpflug.

Apresenta alta precisão em paquimetria e dados de elevação, mesmo em olhos descentrados. Oferece  a verdadeira e alta precisão de dados de curvatura.Triagem rápida e confiável para cirurgia refrativa. Detecta o ponto mais fino na paquimetria com muita precisão.Obtem uma curvatura posterior mais precisa para detecção correta de ceratocone. Novo Cone Location and Magnitude Index(CLMIaa).Oferece índice avançado para detectar ceratone. Ray-traced para análise de frente de onda da córnea.

  • Mede as aberrações esféricas e asféricas para tratamento de frente de onda guiado.Mede a curvatura anterior com imagens de discos de plácido, o standard de mercado comprovada ao longo dos anos.
  • Oferece alta precisão de dados de curvatura. Mede e não somente calcula.
  • Scaneia todo segmento anterior do olho através do sistema patenteado Dual Scheimpflug.
  • Melhora os resultados cirúrgicos com a verdadeira e confiável paquimetria e medidas do segmento anterior.Patenteado sistema de compensação de movimentos da íris. Movimentos oculares pequenos e moderados não podem ser evitados, especialmente em pacientes idosos ou crianças, podendo levar a dados de superfície clinicamente relevantes e irrealistas, se não forem compensados.

Procedimento cirúrgico que envolve a aplicação de luz intensa para queimar ou destruir estruturas intraoculares selecionadas, como podem ser tumores ou vasos sanguíneos anormais.

As principais indicações de fotocoagulação com raio laser de argônio são as relacionadas ao edema de mácula que leva à degeneração cistóide e buraco foveal; à zona de não perfusão capilar que leva à neovascularização; e à proliferação fibrovascular que leva à hemorragia e tração vítreo-retiniana.

É um exame que avalia o potencial de visão do paciente. Ajuda a estabelecer o prognóstico visual de pacientes que deverão se submeter a cirurgias de catarata, transplante de córnea e vitrectomia.

O exame de Acuidade Visual a Laser (PAM) é indicado para todo paciente que, por alguma razão não alcance boa visão ao exame de refração, mesmo depois do uso do grau indicado.

No pré-operatório de cirurgia de catarata o exame normalmente é solicitado para comparar a acuidade visual do paciente antes e depois da cirurgia.

Angiofluoresceinografia é um procedimento de diagnóstico que utiliza uma câmera fotográfica especial para tirar uma série de fotografias da retina, que é a camada sensível à luz responsável por revestir o interior do globo ocular. Um corante (fluoresceína sódica) é injetado em uma veia de nosso braço para a realização do exame. O corante vai do sistema venoso para a circulação arterial e atinge o globo ocular. Na medida em que o corante passa através dos vasos da retina, são tiradas fotos, utilizando-se um filtro azul. Normalmente, os vasos retinianos são impermeáveis ao corante. Se os vasos não estão normais, o corante extravasa do sistema vascular para a retina.

Lesões nas estruturas abaixo da retina ou dos vasos sanguíneos anômalos também podem ser mostrados. O tipo de anomalia e a localização precisa podem ser determinados por meio de uma interpretação cuidadosa dessas fotografias.

A Biometria Ultrassônica tem a função de medir o comprimento axial do olho. Exame realizado através de uma sonda ultrassônica em contato com a córnea. Essa medida é importante para o cálculo das lentes intraoculares, implantadas principalmente em cirurgias de catarata.

Neste exame, um microscópio é utilizado para avaliar cada célula do olho, possibilitando a verificação de pequenos detalhes, como córnea, conjuntiva, esclera, cristalino, nervo óptico, íris, retina, entre outros.

A Campimetria Computadorizada avalia os defeitos do campo visual e escotomas (áreas sem visão) causadas por algumas patologias. É um exame que incorpora os avanços tecnológicos em oftalmologia fornecendo alta confiabilidade. Um programa estimula vários pontos retinianos e o paciente deve informar se está havendo reconhecimento desses estímulos.

Campimetria Computadorizada com o método F.D.T. usa o estímulo de dupla frequência. Essa técnica estimula principalmente um grupo de células que são primeiramente afetadas em pessoas com glaucoma, assim podendo detectar os defeitos na percepção visual mais precocemente que no exame de campo visual por outros métodos

Exame realizado com laser Nd: YAG laser, indicado principalmente para tratamento de opacidade capsular no pós-cirúrgico de catarata. Em alguns casos a cirurgia de catarata pode evoluir para uma opacidade em uma região do olho chamada de cápsula posterior, na qual a lente intraocular está apoiada. Essa opacidade evolui com piora na visão após a cirurgia, chamada por alguns como de segunda catarata, pois a visão volta a ficar turva. O processo de aplicação do laser elimina essa opacidade, restabelecendo a visão

O exame de curva tensional diária é realizado para o estudo do comportamento da pressão ocular durante o dia. É indicado no diagnóstico do glaucoma e no acompanhamento de seu tratamento, e pode ser associado à gonioscopia, para estudo da anatomia interna do segmento anterior do olho.

O exame permite observar se existem alterações no disco óptico ou papila. Através de fotografias é possível estudar forma, contornos, relevo, tamanho, coloração e escavação do disco óptico. 
O exame é realizado com frequência em pacientes com hipertensão ocular, glaucoma, edema de papila, papiledema, neurite óptica, pseudopapiledema ou tumores da cabeça do nervo óptico.

A trabeculoplastia a laser é uma forma não-invasiva de redução da Pressão intraocular (PIO). O laser aumenta a drenagem do humor aquoso, reduzindo a pressão intraocular. Geralmente é realizado no tratamento do glaucoma de ângulo aberto.

Os lasers fazem pequenos furos na área de drenagem trabecular, permitindo assim que o humor aquoso drene mais livremente.

Tem como efeitos colaterais a inflamação da câmara anterior do olho, e não pode ser realizado mais do que uma vez.

TONOMETRIA é um teste para medir a pressão dentro dos seus olhos. O teste é usado para triagem de Glaucoma.

Exame que analisa o ângulo da câmara anterior do olho (seio camerular). Indispensável  para o tratamento e diagnóstico de glaucoma.

Tratamento indolor, realizado ambulatorialmente com o uso de colírio anestésico, após instilação de colírio para redução do diâmetro pupilar, quando há estreitamento da via de escoamento do Humor aquoso, situação denominada de ângulo estreito.

O tratamento tem por objetivo evitar o desenvolvimento do Glaucoma de ângulo estreito, situação grave que deve ser sempre evitada

Este exame é muito importante para o diagnostico e acompanhamento de doenças do nervo óptico e o glaucoma.

O exame é realizado com equipamento de alta tecnologia que tira fotos do fundo do olho mais especificamente do nervo óptico essas imagens depois de reveladas sobretudo em filme fotográfico permite a visualização tridimensional para evidenciar detalhes do disco óptico e de possíveis alterações que podem indicar patologias.

A Biometria IOL MASTER tem a função de medir, com precisão, o comprimento axial do olho, além de fornecer outras medidas de suas estruturas internas (ceratometria, profundidade da câmara anterior e diâmetro corneano). Essas medidas são importantes para o cálculo das lentes intraoculares, implantadas principalmente em cirurgias de catarata.

O exame de mapeamento de retina é feito para avaliar a retina e procurar por alguma alteração, sobretudo na sua periferia.É muito importante para todos os pacientes e em especial para os pacientes diabéticos, hipertensos, usuários de algumas medicações, pré e pós-operatórios e altos míopes.

A microscopia especular da córnea um exame é indolor que fotografa as células da camada mais interna da córnea, conhecida como endotélio, permitindo a análise quantitativa e qualitativa das células ali presentes (formato, tamanho, quantidade).

É utilizada em pré-operatório de cirurgias intraoculares em geral, tais como a cirurgia de catarata, glaucoma e transplante de córnea, assim como nas doenças propriamente ditas da córnea.

O OCT 3D é o único exame capaz de ver detalhadamente em três dimensões a retina e o nervo óptico, proporcionando um exame muito mais detalhado das respectivas superficies.

Fabricado pela Optovue, o Optovue OCT 3D RTVue-100 é a última palavra em tecnologia para o diagnóstico de um grande número de patologias oftalmológicas. Considerado como o melhor OCT 3D pela Academia Americana de Oftalmologia, em 2008, ele é capaz de “ver” sob a superfície da retina, produzindo imagens muito detalhadas, diferentemente da grande maioria dos OCT de gerações anteriores.

A Paquimetria Ultrassônica é a avaliação da espessura da córnea, fundamental nos casos de pré-operatório de cirurgia refrativa a laser e análise de edema da córnea (Após cirurgias, uso de lentes de contato, distrofias corneanas, entre outras.). Pode também ser útil na avaliação de casos de hipertensão ocular e suspeitos de glaucoma.

Retinografia Colorida  consiste na fotografia do fundo do olho. O exame permite a documentação de alterações na retina e no nervo óptico, fundamental no acompanhamento de doenças progressivas

Ultra-Sonografia Ocular é o exame oftalmológico que avalia as estruturas internas do globo ocular (cristalino, cavidade vítrea, retina) e a cavidade orbitária (músculos, nervo óptico, órbita e gordura orbitária).