O que é refração e erros refrativos?

Refração (da luz) é o nome dado quando a luz de um ambiente passa para o interior do globo ocular atravessando as diferentes estruturas do interior do olho e chega até a retina para formação da imagem que será enviar ao cérebro. É chamado erro de refração, erros refrativos ou vícios de refração, quando esta mesma luz não chega com nitidez na retina. Existem três motivos que podem causar o erro de refração:

  • Tamanho do globo ocular.
  • Irregularidades na córnea.
  • Opacidade de meios ópticos.

 

Confira como é a visão normal, e a diferença da visão com os principais erros refrativos:

 

visao-normal

glaucoma catarata hipermetropia astigmatismo miopia 

MIOPIA

É a condição em que os olhos podem ver objetos que estão perto, mas não enxergam claramente objetos distantes. Na miopia, o foco das imagens ocorre antes da retina.

miopia tem tendência familiar e a correção se dá com o uso de lentes negativas(ou divergentes).

ASTIGMATISMO

A córnea, parte central do olho humano, tem normalmente a forma de uma calota esférica. O astigmatismo é a deformação cilíndrica da córnea em um determinado eixo, causando imagens distorcidas ao longo do eixo.

O astigmatismo pode estar presente em única forma, ou associado à Miopia ou à Hipermetropia. A correção se dá com lentes cilíndricas. Proporcionando visão perfeita para perto, intermediário e longe nos mesmos óculos.

HIPERMETROPIA

A hipermetropia é a condição oposta à miopia, pois aqui os olhos vêem melhor os objetos que estão à distância, piorando a nitidez de imagem quando estes são vistos de perto.


O foco da imagem ocorre virtualmente após a retina, necessitando o uso de uma lente positiva (ou convergente) para esta correção.

PRESBIOPIA

A presbiopia, ou vista cansada, é a diminuição da capacidade do olho de focalizar objetos de perto em função da idade. Geralmente, a presbiopia surge a partir dos 40 anos. Dificuldade em ler e cansaço visual são alguns dos seus sintomas iniciais. Isto se deve à perda de elasticidade do cristalino, responsável pela busca do foco.

As lentes progressivas corrigem a presbiopia, proporcionando visão perfeita para perto, intermediário e longe nos mesmos óculos.