Anvisa proíbe uso e venda de lentes de contato coloridas usadas em fantasias

Anvisa proíbe uso e venda de lentes de contato coloridas usadas em fantasias

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, na metade de abril, a proibição na comercialização, divulgação e uso de uma marca de lentes de contato coloridas, usadas principalmente na composição de fantasias. A marca Nipon Cosplay recebeu a proibição devido à falta de cadastro ou registro no órgão regulamentador.

 

As lentes eram vendidas através de um site na internet, pela empresa Karine Soares Silva Cosplay – ME, cujo nome fantasia é Nipon Cosplay. A proibição é válida para todo o território nacional.

Uso inadequado das lentes pode levar à cegueira
Os cuidados com o uso das lentes de contato devem ser seguidos à risca pois, do contrário, aumenta-se a chance de que o usuário tenha problemas de saúde ocular sérios – inclusive levando à perda da visão.

Dormir com as lentes, por exemplo, chegam a aumentar em 15% o risco de úlceras nos olhos e ceratites infecciosas, doenças com difícil tratamento e cura.

As lentes atuais, especialmente as gelatinosas, conseguem mascarar qualquer incômodo ou problema que os olhos possam vir a desenvolver e, portanto, é essencial uma revisão de rotina com os médicos oftalmologistas.

Reforce os cuidados
Confira os erros mais comuns dos usuários de lentes de contato, e que podem levar a um prejuízo visual:

= Nunca coloque as lentes em soro fisiológico. O soro não desinfeta, não mata as bactérias. Já as soluções específicas para isso, sim. Sempre prefira as soluções aquosas.

= Troque o estojo das lentes a cada três meses. A troca deve ser regular.

= Nunca guarde as lentes de contato no banheiro. Pouca gente sabe, mas esse é o lugar mais contaminado da casa. Se você tem o hábito de deixar a lente na pia, ao lado do vaso sanitário, imagine alguém dando a descarga sem abaixar a tampa? Tudo que sobe, desce.

= Jamais lave as lentes rígidas na água de torneira. Como a água pode estar contaminada com a acanthamoeba, micro-organismo responsável por infecções importantes, vale deixar a limpeza para as soluções desinfetantes.

 

Fonte: GAZETA DO POVO

Compartilhe:

Comments are closed.

Entre em contato conosco