Opções de Tratamento para o Ceratocone em Curitiba

tratamento-do-ceratocone-em-curitiba-3

O ceratocone é uma doença caracterizada pelo afinamento da córnea e o aumento da sua curvatura, que assume uma forma cônica conforme a progressão da doença.

Essa alteração corneana causa miopia e astigmatismo irregular, impactando significativamente na qualidade de vida do paciente. Nesses casos, tarefas simples como usar o celular ou ler serão prejudicadas.

A doença evolui lentamente, no início, os sintomas assemelham-se com erros refrativos.

Conforme a doença progride, os sintomas pioram, dificultando atividades como enxergar a noite, o paciente passa a hipersensibilidade à luz, etc.

Atualmente, existem diferentes técnicas para o tratamento do ceratocone. As principais são:

➡️ Crosslinking — procedimento que consiste na aplicação de riboflavina (vitamina B2) sobre a córnea, seguida de aplicação de luz UV. Essa técnica fortalece as fibras corneanas, tornando-as mais fortes e rígidas. O Crosslinking permite desacelerar ou estagnar a evolução do ceratocone.

➡️ Anel Intraestromal — o anel é implantado cirurgicamente no olho, e visa proporcionar uma pressão na córnea, realizando ajustes na curvatura, melhorando a acuidade visual. O túnel para o implante do anel é feito com laser, com um equipamento especial chamado Intralase®.

➡️ Lentes de contato gelatinosas — as lentes gelatinosas são lentes de contato tradicionais, visam corrigir o grau. Com elas não se obtém um tratamento definitivo, mas poderá trazer mais qualidade de vida para o paciente assim que utilizadas.

➡️ Lentes rígidas — são indicadas para os portadores de ceratocone em graus elevados. Permitem boa oxigenação da córnea, por isso são menos nocivas, e por serem menores, não cobrem o “limbo corneano”, que é uma região responsável por produzir células na superfície ocular.

➡️ Lentes rígidas esclerais — lentes de tamanho maior, permitem uma boa adaptação e conforto, visam a correção dos erros refrativos causados pelo ceratocone.

Tratamento do Ceratocone em Curitiba

DR MURILO DOMINGUES

O agendamento de consultas pode ser feito via Whatsapp ou telefone: (41) 98403-3182

Avenida República Argentina 2056 8 andar Água Verde Curitiba PR

Como é a cirurgia refrativa?

A cirurgia refrativa é um procedimento extremamente rápido e que pode trazer diversos benefícios para o paciente, como maior independência de óculos e lentes de contato. Recentemente uma paciente me enviou um direct perguntando como