GLAUCOMA: A importância dos exames

O Glaucoma é um conjunto de doenças oftalmológicas que danificam o nervo óptico e está geralmente associado ao aumento de pressão intraocular. A doença ocorre de maneira progressiva e irreversível, podendo causar cegueira.

O acompanhamento junto a um oftalmologista é muito importante, pois o Glaucoma é uma doença silenciosa. Muitos pacientes só buscam um oftalmologista quando a visão já está comprometida.

O diagnóstico da doença se dá através de exames que aferem a pressão intraocular, que avaliam o campo visual e também o nervo ótico. Dentre os exames utilizados, o mais importante para diagnóstico e acompanhamento da doença é o exame OCT.

glaucoma-curitiba-3

OCT é a sigla em inglês para Tomografia de Coerência Óptica. Para realização do exame, é utilizado um maquinário muito moderno em que o oftalmologista consegue imagens nítidas da estrutura do olho. Através dessas imagens o oftalmologista irá avaliar detalhes como o disco óptico, fibras nervosas peri discais e o complexo de células ganglionares da região macular.

glaucoma-curitiba-2

Desta forma, o exame de OCT permite ao oftalmologista determinar se há danos no nervo óptico e o tamanho da área afetada. Essas informações são fundamentais para o diagnóstico e acompanhamento do Glaucoma.

glaucoma-curitiba-1

Este é um dos motivos pelo qual é muito importante fazer acompanhamento com um oftalmologista, mesmo não havendo sintomas. Um simples exame pode evitar a perda irreversível da visão.

Estamos atendendo normalmente, seguindo todas as normas de segurança.

O agendamento de consultas pode ser feito via Whatsapp ou telefone.

DR MURILO DOMINGUES – CRM: 12.506 – Curitiba

Endereço: Avenida República Argentina 2056, 8 andar Água Verde Curitiba PR

Atendemos diversos convênios

#cirurgiarefrativa #convenio #miopia #astigmatismo #hipermetropia #oftalmo #oftalmologista #curitiba