Tratamento do Glaucoma

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o Glaucoma está entre as principais doenças causadoras de cegueira no mundo. A doença atinge principalmente os idosos, porém, pode atingir outras faixas etárias. Apesar da doença causar a cegueira permanente, um diagnóstico antecipado pode controlar o desenvolvimento do glaucoma, evitando a perda da visão.

O glaucoma causa o aumento da pressão dentro do olho (pressão intra ocular). Com o tempo, esta pressão exercida danifica o nervo óptico, afetando significativamente a visão do portador de glaucoma. Além disso, existem três tipos de glaucoma, são eles: Glaucoma de ângulo aberto, ângulo fechado e glaucoma congênito.

Glaucoma é uma doença silenciosa

Os primeiros sintomas do glaucoma demoram a aparecer. Desta forma, grande parte dos pacientes tem a doença e não percebem o desenvolvimento da mesma. Além disso, o aumento da pressão intra ocular não é a única manifestação da doença. O glaucoma também provoca a perda da visão periférica e nos casos mais extremos, provoca a perda total da visão.

Sintomas do Glaucoma

Cada tipo de glaucoma apresenta sintomas diferentes. Confira abaixo os sintomas para cada tipo da doença.

Sintomas do glaucoma de ângulo aberto

• Até o início da perda de visão, geralmente portadores de glaucoma de ângulo aberto não apresentam sintomas.
  • Perda gradativa da visão periférica lateral.

Glaucoma de ângulo fechado

• Portadores de glaucoma de ângulo fechado geralmente sofrem uma rápida evolução da doença
  • Em alguns casos, os sintomas no início da doença podem ser intermitentes
  • Dor aguda em um dos olhos
  • Vermelhidão nos olhos
  • Sensação de olhos inchados
  • Vômito e náuseas
  • Perca do campo visual, embaçamento da visão

Diagnóstico do glaucoma

O diagnóstico é feito através de exames que irão avaliar a pressão intraocular (tonometria), avaliação do nervo óptico (oftalmoscopia), avaliação do campo visual (campimetria), ângulo de drenagem (gonioscopia). Todos os exames são indolores.

Havendo caso de glaucoma na família, é importante realizar os exames anualmente.

Fatores de risco do glaucoma

• Miopia
  • Casos de glaucoma na família
  • Lesões oculares
  • Idade

Tratamento a laser para o glaucoma

Medicamentos e colírios – Aplicação diária de colírios, aliado a medicamentos.

Cirurgia – A cirurgia visa abrir um novo canal de drenagem para o humor aquoso, permitindo o fluxo.

Trabeculoplastia – Consiste na aplicação de laser para expandir o canal de drenagem do humor aquoso. A expansão do canal visa reduzir a pressão intra-ocular.

Comments are closed.

Entre em contato conosco