Tratamento da Catarata

O maior número de casos de catarata registrados estão relacionados a pessoas com mais de 60 anos de idade. É comum, a partir dessa idade, o cristalino, que é uma lente translúcida do olho, perder sua opacidade, provocando a catarata. Através da opacificação, a visão é prejudicada progressivamente, podendo levar a cegueira total.

Somente no Brasil, são registrados anualmente cerca de 500 mil novos casos da doença, segundo dados da OMS.

Felizmente, existe tratamento cirúrgico para a catarata. O procedimento consiste em remover o cristalino, que é substituído por uma lente especial chamada lente intraocular.

O procedimento é bastante rápido e seguro. O cirurgião utiliza equipamentos especiais para o procedimento, e o paciente poderá voltar às suas atividades normais dentro de alguns dias.

Existem diversos modelos de lentes, como as flexíveis, que se encaixam naturalmente no olho; lentes que possibilitam a correção de erros refrativos; entre outras, com indicações que variam de acordo com as necessidades e estilo de vida do paciente. As lentes não são sentidas após a aplicação.

A cirurgia está entre as mais realizadas no mundo, e possui alto índice de sucesso, e devolve ao paciente sua capacidade de enxergar com qualidade, podendo retomar tarefas simples como ler, caminhar, praticar esportes, que até então poderiam estar comprometidas devido à baixa qualidade da visão.

GLAUCOMA: A importância dos exames

O Glaucoma é um conjunto de doenças oftalmológicas que danificam o nervo óptico e está geralmente associado ao aumento de pressão intraocular. A doença ocorre de maneira progressiva e irreversível, podendo causar cegueira. O acompanhamento