Cinco Motivos para Manter o Diabetes Sobre Controle

diabetes saude ocular

O cuidado constante é essencial para uma boa saúde ocular, principalmente para portadores de diabetes, isto por que, a diabetes pode gerar vários problemas, inclusive na visão. Abaixo separamos cinco motivos para manter a diabetes sobre controle.

1 – A catarata é mais frequente em diabéticos: O sorbitol é um poliálcool derivado do metabolismo do açúcar, ele se acumula no cristalino e é o responsável pela prevalência da catarata em diabéticos, pois quando o organismo está com hiperglicemia o cristalino absorve água e aumenta, provocando miopia no paciente. Quando a glicemia volta aos valores normais ocorre a desidratação do cristalino e ele retorna ao tamanho original. Quando esta situação se repete muitas vezes, as fibras da estrutura do cristalino são alteradas, o que provoca a opacificação. Devido a isso os diabéticos sofrem mais com a catarata. “Além disso, os valores anormais de glicemia podem prejudicar exames de refração, indicando falso resultado de miopia, ou mais elevada do que a existente em situações de glicemia normal, por isso é essencial que o oftalmologista antes de prescrever óculos, tenha todas as informações sobre as taxas de glicemia do paciente, explica o Dr. Murilo Domingues.

2 – A prevenção é o melhor caminho para uma boa saúde ocular: o diabetes pode causar alterações no organismo que afetam diretamente a saúde ocular, levando a catarata, glaucoma e problemas na córnea, além de favorecer a retinopatia diabética, que é a maior causa de cegueira permanente em pessoas economicamente ativas. Para manter o diabetes sobre controle é preciso ter uma harmonia entre as visitas ao oftalmologista e aos outros profissionais responsáveis por acompanhar o paciente. O recomendado é que o portador de diabetes tipo 1 consulte um oftalmologista no máximo 5 anos após o diagnóstico da doença e que portadores do diabetes tipo 2 façam isso assim que seja confirmado o diagnóstico. Segundo o Dr. Murilo Domingues, em ambos os casos, as chances de tratamento são maiores se o diagnóstico de retinopatia diabética ocorrer precocemente, por isso recomenda-se que o paciente diabético procure um oftalmologista anualmente.

3 – A retinopatia diabética é uma grande ameaça para o paciente com diabetes: o paciente diabético sofre com muitas alterações químicas no organismo, devido a elas, a parede dos vasos sanguíneos fica gradativamente mais frágil, provocando hemorragias e vazamentos. Na retinopatia diabética, ocorrem alterações na microcirculação sanguínea retiniana, causando micro aneurismas, isquemia, dilatações capilares, oclusão capilar, vazamento de plasma e se não houver controle e tratamento adequados, a neovascularização, que é o estágio mais avançado da doença, chamado de retinopatia diabética proliferativa. Em 90% dos casos prevalece a forma não proliferativa da doença, ela causa discreta ou moderada perda de visão, já a forma proliferativa provoca acentuada perda de visão. As medidas preventivas diminuem ou evitam o surgimento da doença em 50% dos casos, além de retardarem a evolução e tornarem o tratamento menos traumático em cerca de 80% dos casos, por isso o melhor tratamento para a retinopatia diabética é preveni-la mantendo rigoroso controle da glicemia, das nefropatias e da pressão arterial, além de evitar a obesidade, o cigarro e o sedentarismo.

4 – O diabetes é um fator de risco para o glaucoma: a degeneração dos tecidos causada pelo diabetes pode afetar a trabécula e provocar escoamento do humor aquoso (líquido que nutre a córnea) de modo que a pressão intraocular é aumentada causando glaucoma secundário.

5 – O diabetes causa lesões na córnea: o paciente diabético tem as células epiteliais com menos aderência do que a dos não diabéticos. Devido a isso em processos cirúrgicos em que a córnea perde o epitélio, o paciente com diabetes levará mais tempo para fazer a cicatrização e repor as células. Esta vulnerabilidade do organismo pode favorecer infecções, inflamações nas pálpebras e úlceras. Em relação ao uso de lentes de contato pelo diabético, não existem restrições, porém é necessário maior atenção e cuidado por parte do oftalmologista e do paciente.

lente de contato rigida em curitiba

Lentes de contato rígidas

Muitas pessoas desconhecem os benefícios das lentes rígidas, que são indicadas para pacientes com graus elevados de ceratocone. As lentes rígidas são menos nocivas ao olho, pois permitem uma boa oxigenação da córnea e são