Opção para o tratamento do Ceratocone

Opção para o tratamento do Ceratocone

O ceratocone se caracteriza pelo afinamento corneano e aumento da curvatura, que assume uma forma cônica conforme a doença avança. Essa alteração na estrutura corneana produz astigmatismo irregular e miopia, podendo impactar significativamente na qualidade de vida do paciente. Nesses casos, tarefas simples como usar o celular ou ler serão prejudicadas.

A doença se manifesta inicialmente com sintomas semelhantes aos dos erros refrativos. Conforme a doença se desenvolve, os sintomas pioram, trazendo dificuldades para enxergar a noite, sensibilidade a luz, entre outros.

O ceratocone pode ser tratado com diferentes técnicas, e a indicação irá variar de acordo com o grau e características do paciente, conforme abaixo:

Crosslinking — este procedimento consiste em aplicar riboflavina (vitamina B2) sobre a córnea, seguida de aplicação de luz UV. Essa técnica faz com que as fibras corneanas fiquem mais fortes e rígidas, podendo estagnar ou desacelerar a evolução da doença.

Anel Intraestromal — o anel é implantado cirurgicamente no olho, e visa proporcionar uma pressão na córnea, realizando ajustes na curvatura, melhorando a acuidade visual. O túnel para o implante do anel é feito com laser, com um equipamento especial chamado Intralase®.

Lentes de contato gelatinosas — as lentes gelatinosas são lentes de contato tradicionais, visam corrigir o grau. Com elas não se obtém um tratamento definitivo, mas poderá trazer mais qualidade de vida para o paciente assim que utilizadas.

Lentes rígidas — são indicadas para os portadores de ceratocone em graus elevados. Permitem boa oxigenação da córnea, por isso são menos nocivas, e por serem menores, não cobrem o “limbo corneano”, que é uma região responsável por produzir células na superfície ocular.

Lentes rígidas esclerais — lentes de tamanho maior, permitem uma boa adaptação e conforto, visam a correção dos erros refrativos causados pelo ceratocone.

Estamos atendendo normalmente, seguindo todas as normas de segurança.

O agendamento de consultas pode ser feito via Whatsapp ou telefone.

Whats: (41) 98403-3182
Telefone: (41) 3345-0700

DR MURILO DOMINGUES – CRM: 12.506 – Curitiba PR

Atendemos diversos convênios – UNIMED, BRADESCO, CASSI, PETROBRAS, COPEL e outros.

Compartilhe:

Comments are closed.

Entre em contato conosco