Tipos de Lente de Contato e a Diferença entre elas

Lentes de contato em Curitiba

Tipos de Lente de Contato e a Diferença entre elas

Quem precisa de lentes de contato pode se confundir com a variedade disponível. Elas podem ser confeccionadas com diversos materiais diferentes, com durabilidades diferentes e objetivos diferentes.

Abaixo vou explicar um pouco sobre cada uma delas:

Lentes de Contato Rígidas

Geralmente utilizadas para graus mais elevados de erros refrativos, como miopia, astigmatismo e hipermetropia, além de portadores de doenças específicas, como a Ceratocone, as lentes rígidas são produzidas de uma mistura de plástico e silicone, tendo como vantagens a sua maior resistência a bactérias e a sua durabilidade maior.

Lentes de Contato Gelatinosas

Recomendadas para quem possui uma doença refrativa com graus mais baixos, esse tipo de lente é produzido com uma combinação entre silicone com hidrogel, possuindo uma maleabilidade maior e, assim, se adequando melhor ao olho do paciente, gerando mais conforto.

Podem ser hidrogel ou silicone hidrogel. O silicone hidrogel é considerado um material melhor, pois tem permeabilidade ao oxigênio muito maior, de 4 a 6x.

Lentes de Contato de Troca Frequente

Este tipo de lente possui durabilidade reduzida, devendo ser trocadas mensalmente ou de acordo com a durabilidade da mesma.

Lentes de Contato Tóricas

Devido a sua curvatura adaptável, a lente tórica é recomendada, principalmente, em casos específicos de astigmatismo, que deforma a córnea de um modo diferente do habitual. As lentes tóricas também podem ser gelatinosas.

Lentes de Contato Multifocais

Utilizadas principalmente em casos como a presbiopia, essas lentes são indicadas para condições oculares que afetam mais de um aspecto na visão, precisando de uma lente que melhore a visão de objetos a curta, média e longa distância.

Lentes de Contato Esclerais

Com um diâmetro maior que as outras, essas lentes não se apoiam na córnea e sim na esclera do olho, sendo indicadas para pessoas com córneas que possuam curvaturas irregulares ou com dificuldades de adaptação com as outras, sendo mais utilizados em casos de ectasias corneanas, astigmatismos irregulares, afácia e altas ametropias.

Lentes de Contato Terapêuticas

Ultra resistentes, as lentes terapeutas costumam ser usadas após algum tipo de procedimento no olho, uma vez que a córnea está vulnerável e tem mais facilidade de sofrer alguma lesão durante o período de recuperação.

Lentes especiais Optimum XC

A lente Optimum XC é uma lente de contato Gás Permeável, desenvolvido para córneas regulares, sob encomenda para as necessidades do paciente. Desenvolvido em Acrilato de Flúor de Silicone, proporciona alta permeabilidade.
É projetada para a correção de erros refrativos como astigmatismo, miopia e hipermetropia. Além disso, esta lente é uma ótima opção para quem possui olho seco, pois a lente proporciona proteção contra ressecamento e vento.

Lentes de contato K2

As lentes K2 significam uma revolução no desenho de lentes gás-permeáveis para ceratocone. Atualmente é uma das lentes mais prescritas para ceratocone em todo o mundo. Conta com uma óptica asférica para reduzir as altas aberrações esféricas típicas dos desenhos tradicionais.

Lentes de Contato com Hydra-PEG

O Hydra-PEG é um revestimento especial para lentes de contato projetado para solucionar o problema de desconforto de lentes de contato. Lentes desenvolvidas com este revestimento possuem maior retenção de água na superfície da lente, aumento da lubricidade / sensação suave da lente, minimiza os depósitos e nebulização de lentes e melhora a umectabilidade. O Hydra-PEG pode ser usado em lentes esclerais, Optimum XC, K2, entre outras.

Lentes em Curitiba: Se você deseja mais informações, está pensando em trocar de lentes ou deseja realizar uma consulta, entre em contato conosco.

 

Compartilhe:

Leave comment

Av. República Argentina, 2056

(41) 98403-3182

Agende sua consulta!

Atendimento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Agendar consulta

(41) 3345-0700
WhatsApp