Cirurgia Refrativa

O que é cirurgia refrativa laser

A cirurgia refrativa a laser é um dos procedimentos cirúrgicos mais realizados no Mundo, dados do IBGE revelam que cerca de 25% da população brasileira tem algum problema visual, a grande maioria apresentam os erros refrativos ( MIOPIA, ASTIGMATISMO E HIPERMETROPIA).

A cirurgia refrativa a laser consiste numa cirurgia que irá alterar suavemente a curvatura da córnea, remodelando sua superfície para corrigir o erro refrativo, melhorando a visão e eliminando ou reduzindo drasticamente a necessidade do uso de óculos ou lentes de contato.

O Dr. Murilo Domingues explica que o procedimento é muito seguro e seus resultados são previsíveis, primeiramente porque os exames pré-operatórios são essenciais para avaliar com detalhes o olho de cada paciente, os dados coletados são inseridos e o equipamento que irá realizar o procedimento é programado de acordo com as características do paciente, o que torna a cirurgia totalmente personalizada.

O laser utilizado é o excimer laser é um um dos mais modernos do Mundo, isso porque sua tecnologia permite cálculos precisos e um feixe detalhado, resultando num procedimento seguro, rápido e indolor.

Na cirurgia refrativa a laser existem as técnicas:

  • LASIK
  • ILASIK (COM INTRALASER)
  • PRK
  • PRK TRANSEPITELIAL

LASIK – CIRURGIA REFRATIVA A LASER

Na técnica LASIK antes de aplicar o laser a cirurgia irá levantar uma pequena camada da córnea, denominada de lamela, através de uma lamina extremamente fina, o tecido corneado é de alta cicatrização, por isso essa micro incisão é rapidamente regenerada. Depois de levantar a lamela o laser é aplicado por cima da córnea, remodelando sua superfície até atingir a correção do grau desejado. Após a aplicação do laser o tecido que foi suavemente levantado é recolado no lugar para se regenerar.

Veja no vídeo como é a técnica LASIK:

ILASIK COM INTRALASE

A cirurgia refrativa a laser possui variações em sua técnica, isso porque cada paciente tem características únicas, e de acordo com essas diferenças será escolhida a técnica mais favorável.

A técnica conhecida como ILASIK apresenta uma condição diferenciada em sua realização, uma das etapas do procedimento é a separação da lamela da córnea, para a posterior aplicação do EXCIMER LASER, que irá corrigir o erro refrativo.

Com a técnica ILASIK a separação da LAMELA é realizada com um LASER DE ALTA PRECISÃO, gerando um resultado mais previsível, detalhado, gerando menor agressão ao tecido da córnea, facilitando o processo de recuperação bem como um resultado mais eficiente do procedimento.

 

 

PRK – CIRURGIA REFRATIVA A LASER

Na técnica PRK o excimer laser irá incidir diretamente sobre a córnea para remodelar sua superfície e corrigir o grau do paciente. Após o procedimento o cirurgião poderá colocar uma lente de contato para proteger a área tratada com o objetivo de reduzir o desconforto durante a cicatrização. A lente será removida por volta de 3 dias após a cirurgia.

Veja no vídeo como é a técnica PRK

Não existe uma técnica melhor do que a outra, cada caso é avaliado e o médico irá escolher a técnica mais segura e eficaz para o paciente, diante de sua condição clínica.

PRK TRANSEPITELIAL

O tratamento Transepitelial de Superfície é uma modalidade avançada de tratamento a laser e é realizado em dois estágios. Inicialmente, o laser é usado para remover a camada superficial da córnea (epitélio) com precisão e regularidade milimétricas, tornando mínimas as possíveis perdas de tecido estromal. Em seguida, é feita a aplicação do laser para a correção do grau. Após o tratamento, é colocada sobre a córnea uma lente de contato protetora, que ficará por alguns dias enquanto a camada epitelial cicatriza, reepitelizando por completo em quatro dias ou mais, de acordo com a evolução de cada caso.

 

Tecnologia Smart Pulse laser Amaris

Com a introdução do Smart Pulse a tecnologia SCHWIND AMARIS está expandindo seu papel como um precursor na cirurgia refrativa da córnea continua. A característica inovadora do desempenho visual paciente já é aumentada imediatamente após o tratamento. O ponto do desenvolvimento de partida foi a percepção de que um impacto ainda mais suave córnea positivo sobre a acuidade visual, especialmente nos primeiros dias pós-operatórios. Smart Pulse proporciona uma optimização da superfície da córnea. pacientes AMARIS experimentando imediatamente após o tratamento de um “wow” efeito em termos de impressão visual. Depois de um mês, os resultados são comparáveis ​​excelente, com e sem uso de Smart Pulse. Isto confirma a alta estabilidade e qualidade dos resultados com a tecnologia AMARIS.

Um modelo de fulerenos tridimensional é utilizada para a imagem corneana optimizado
Um modelo de fulerenos tridimensional é utilizada para a imagem corneana optimizado

Cirurgia refrativa totalmente customizada

Assim como nossa impressão digital, cada olho é diferente e tem condições especificas de acuidade visual, aberrações da córnea, curvatura da córnea, entre outras características que são peculiares em cada pessoa.

A cirurgia refrativa a laser permite fazer a correção dos erros refrativos, considerando essas e outras características que diferenciam cada paciente, através da análise da topografia corneana do paciente a cirurgia é planejada, para obter o melhor resultado dentro da realidade de cada paciente. O laser é aplicado nas regiões que mais terá efeito e um melhor resultado para a qualidade da visão do paciente, desta forma os resultados são mais interessantes, porque atendem cada pessoa de forma individual.

 

Na imagem acima o exemplo de uma córnea irregular, na qual é possível visualizar em detalhes as áreas que o laser deverá atuar para corrigir os erros refrativos.

 

Lentes Intraoculares (Fácicas) 

lente fácica é um tipo de lente intraocular (LIO), ela fica na frente do cristalino, ou na frente da iris,  são indicado para casos onde não podemos corrigir o grau do paciente com laser, por ter uma cornea fina, ou um grau muito elevado ou qualquer outra patologia que contra indique uma cirurgia refrativa laser.

 

Estudos indicam que este implante pode corrigir mais de 90% do grau de miopia. 

  • O procedimento não provoca dor.
  • A recuperação é rápida.
  • A técnica não altera a estrutura ocular e não retira tecido.
  • O procedimento leva em torno de 20 minutos e não exige internação.
  • Pode ser revertida ou ajustada com laser.
  • Melhora na qualidade e clareza da visão.

 

Modelos de lentes Fácicas

LENTE FÁCICA VISIAN ICL
LENTE FÁCICA ARTIFLEX
 

 

Av. República Argentina, 2056

(41) 98403-3182

Agende sua consulta!

Atendimento

Seg - Sex: 8:00 - 17:00

Agendar consulta

(41) 3345-0700
WhatsApp