8 Sinais que seu Filho tem Problemas de Visão

8 Sinais que seu Filho tem Problemas de Visão

Os pais costumam se preocupar muito com a saúde dos filhos. Qualquer tosse, desconforto, até mesmo um choro diferente é motivo para atenção. Porém, a visão nem sempre é lembrada, pois os sinais costumam ser sutis.

Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar os pais a detectar anormalidades na visão da criança.

Sinais de que a criança tem dificuldades para enxergar corretamente

1. Aproximar-se muito da TV, livros ou celulares

Um sinal bastante claro da miopia — dificuldade para enxergar de longe — é a aproximação da TV. O mesmo vale para livros, celulares e outras atividades que exijam um pouco mais da visão da criança.

2. Dores de cabeça constantes

A dor de cabeça constante também é um fator que pode indicar problemas de visão. Principalmente após atividades que forcem a visão, como após o final da aula, após assistir TV por um tempo longo, etc.

dor de cabeça afeta visão da criança

3. Lacrimejar durante o dia

As crianças — e até mesmo os adultos — geralmente não fecham totalmente os olhos quando dormem. Dormir com os olhos semi-abertos gera o ressecamento dos olhos. Durante o dia, principalmente após acordar, para compensar o ressecamento os olhos irão lacrimejar constantemente.

4. Coceira nos olhos

Crianças que coçam os olhos constantemente podem fazê-lo para melhorar o foco da visão.

problema de visão em crianças

5. Dificuldades para ler

O astigmatismo pode dificultar a leitura das crianças. Muitas vezes os pais acreditam que a criança está com dificuldades no aprendizado, mas o problema pode estar diretamente ligado a visão.

6. Apertar os olhos durante a leitura

Se a criança está apertando os olhos durante a leitura, é bom investigar. Pode ser sinal de conjuntivite ou algum outro problema visual.

7. Sensibilidade à luz

Se a criança apresentar sensibilidade excessiva à luz, “serrando” os olhos ou mesmo tapando os olhos quando é exposta, pode ser sinal de exotropia.

8. Tapar um dos olhos com a mão

Este é um sinal bastante preocupante. Se seu filho costuma tapar um dos olhos com a mão, é provável que um dos olhos possui alguma alteração visual. Neste ato, ele está tentando enxergar com o olho bom enquanto tapa o outro para que este não incomode a visão. Este hábito é comum em crianças com alteração visual em um olho enquanto assistem ou praticam alguma outra atividade como a leitura.

 

 

Compartilhe:

Comments are closed.

Entre em contato conosco